segunda-feira, 13 de abril de 2009

FAQ

As perguntas e comentários que mais tenho ouvido e as respostas:


Estás grávida? O que vais fazer aos gatos e à cadela?
O mesmo que faço até agora, mas com menos tempo :) Festinhas, passeios, sonecas no sofá :) Sim, continuam a dormir comigo!


De quantos tempo estás?
R: 14 semanas e 4 dias.
P: E isso em meses é quanto?
1 mês- 4 semanas e 2 dias
2 meses- 8 semanas e 4 dias
3 meses- 13 semanas
4 meses- 17 semanas e 2 dias
5 meses- 21 semanas e 5 dias
6 meses- 26 semanas
7 meses- 30 semanas e 2 dias
8 meses- 34 semanas e 5 dias
9 meses- 39 semanas;

Tens gémeos na família? E o teu marido?
Não, que saibamos. De qualquer forma, a hereditariedade tem influência apenas nos casos de gémeos "falsos", que resultam da fecundação de dois óvulos. Ou seja, a mãe pode ter tendência familiar para ovulações múltiplas. No caso de gémeos idênticos, os dois bebés resultam de um óvulo só, que foi fecundado por um só espermatozóide. Depois não há ainda explicação científica para o que acontece: o óvulo divide-se em dois e segue o desenvolvimento de dois embriões distintos, embora ligados a uma mesma placenta e partilhando o mesmo código genético (que é definido aquando da fecundação). A possível hereditariedade vem sempre da mãe.

Pode ser que seja um casalinho!
Não pode. Gémeos idênticos partilham o mesmo código genético e quando o óvulo se divide o sexo e tudo o resto já está definido. Serão dois rapazes ou duas raparigas.

Gémeos? Parabéns, o teu marido deve ser muito potente...
É. Mas issó não tem nada a ver com o caso. Gémeos são "produzidos" pela mãe, sempre. Sendo "falsos", porque ela ovulou mais do que um óvulo; sendo "verdadeiros" porque aconteceu qualquer coisa no corpo da mãe que originou a divisão do óvulo.

Gémeos? Olha, assim já ficas despachada...
Não necesariamente. Ou saiu alguma lei que proíbe de ter mais do que dois filhos? Não sei se fico despachada. Logo se verá.

Gémeos? Xiii, vão dar um trabalhão!
Não sei. Conheço miúdos "sozinhos" que nunca deixaram os pais dormir. Mesmo sendo dois, se saírem a mim ou ao pai, vão ser paz de alma... :) E a felicidade é a dobrar também, acreditem, portanto compensa o trabalho!

Sem comentários: