terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nasceram! :):):):)

Mal sabia eu que aquele último post seria realmente o último como grávida! A hora não foi pequenina, foram 16 horitas à espera dos meninos, mas nasceram ainda no dia 10, quando completavam as 36 semanas de gestação!

Depois de mais uma noite às voltas na cama, decidi ir deitar-me um pouco no sofá, para ver se dormia mais um bocadinho... Por volta das sete da manhã acordo com a sensação de ter perdido um pouco de urina. levanto-me para ir à casa-de-banho e inundei o caminho até lá, evitando um valente trambolhão pelo caminho porque escorregava no líquido... - tinha rebentado a bolsa de líquido! Lá me compus, tentei manter a calma e acordei o papá. Entrámos em modo automático. Felizmente as malas estavam prontas, foi só verificar tudo, acrescentar as coisas de higiene diária e arrancámos a caminho do hospital. Neste momento comecei a assustar-me...

Pelo caminho liguei à doutora que estava caminho do hospital também e combinámos de nos entrar lá.

Chegámos, ainda esperámos na sala de espera um bocadito, fomos para a triagem. Confirmaram a ruptura da bolsa (não era preciso grande curso para isso! lol), tinha 1 cm de dilatação, verificaram que os bebés estavam bem e de cabeça para baixo e aí começaram a falar-me de parto normal... se bem se lembram. no início da gravidez, tinha pesquisado sobre esta possibilidade e era a minha preferida. Mas no decorrer da gravidez, a médica foi-me alertando para os riscos e fomo-nos, naturalmente, convencendo que o parto seria por cesariana. Tanto assim foi que nem preparação para parto normal fizemos. Comecei a ficar assustada e confusa... mas a minha médica também disse que iamos vendo o evoluir do trabalho de parto para tomar decisões, para ter calma. Um factor que ajudou a aguardar foi que a membrana que separava os bebés tinha protegido o líquido do Guilherme, pelo que não corríamos risco dele entrar em sofrimento. Só o Gonçalo se tinha apressado :)

Fui encaminhada para a sala de dilatação, o papá veio juntar-se a mim. Volta e meia vinha o médico verificar a evolução, a dilatação aumentava lentamente, as contracções também, os bebés eram monitorizados e estavam perfeitos.

Aos 4 cm perguntaram se queria epidural, claro que sim! As dores eram perfeitamente suportáveis ainda (já tive períodos bem piores) mas já que estava disponível, quis que ma dessem logo. É milagroso, realmente! A partir daqui não tive nem mais uma dor até ao fim! Levei reforço e depois ligaram-me uma maquineta com um comando e era eu que controlava as doses de anestesia, maravilhoso!

O processo era lento, embora fosse avançando. O médico chegou a prever o nascimento para a hora do jantar, mas só por volta das 19h30 é que cheguei aos 7 cm de dilatação e me levaram para o bloco. Com a anestesia nem sentia as contrações, nunca cheguei a sentir vontade de puxar sequer. Pelas 22h começámos a fazer força, mas o Gonçalo descia muito lentamente. Todas as contraçóes lá vinha mais um bocadinho mas pouco... Aproximava-se a meia-noite e eu a ver aquilo a prolongar-se... até que a fantástica doutora Teresa Rodrigues decidiu dar uma ajuda com a ventosa. Tiveram que me cortar um bocadito para utilizar o instrumento e depois foi tudo demasiado rápido. Na contração seguinte nascia o Gonçalo, às 23h35, com 2.198kg e 43.5cm! A emoção é indescritível, fartei-me de chorar! Chorou logo que nasceu, levaram-no para uma cama ao lado para pesar, medir, limpar e vestir... A preocupação seguinte era fazer nascer o Guilherme rapidamente. Rebentaram a bolsa dele. Mais uns puxos e nasceu! Apenas 9 minutos depois, às 23h44, com 2.192kg e 45 cm! Também chorou logo, veio cheio de genica :)

Enquanto me cosiam, não tirava os olhos deles! O papá ia filmando. Quando já estava apresentável, deixaram entrar os meus pais. Depois puseram os bebés a mamar, foi lindo!

Subimos para o internamento, já sem o papá, já a madrugada ia longa.

As equipas do Hospital de S. João foram excelentes, destacando-se alguns elementos que vou recordar durante muito tempo pela dedicação com que trabalham.

Viemos ontem para casa, depois de o Gonçalo ter estado dois dias a fazer fototerapia.
Mamam bem, mas cansam-se muito e demoram a ficar satisfeitos. Por isso estamos a suplementar quase todas as mamadas com leite adaptado. O meu leite subiu em força durante o dia de ontem, por isso espero conseguir satisfazer os garotos em exclusivo em breve. São muito calminhos, só choram com fome. Já fizeram vacinas e teste do pézinho no hospital e já temos consulta marcada com o pediatra no próximo dia 21!

Eu sinto-me óptima, embora ainda cansada (palpita-me que vai piorar). Os pontos já nem sequer incomodam, a barriga tem vindo a diminiur. Estou com uma anemia brutal, mas a ser tratada.

O resto, bom... são fraldas e mamadas e um amor sem tamanho!

E pronto, fica aqui o relato! Mais logo vou tentar ter tempo para colocar fotos! para já fica aqui a primeira que o papá tirou!




19 comentários:

collectus disse...

Olá Elsa!
Obrigada pela tua descrição, é sempre bom saber da tua experiência. O desconhecido mete sempre medo, mas pelo que contas correu tudo bem.
O mais interessante é saber que conseguiste ter gémeos por parto natural :)
Parabéns pela tua coragem.
Desejo que os teus lindos filhotes não te deiam muito trabalho.
Deve ser grandiosa a tua felicidade por já os ter ao teu lado.
Bjs e sorrisos,
i.

P.Miguel disse...

Olá!
Muitos Parabéns!
é Maravilhosa a sensação de os ter nos nossos braços, nao é!? :)
Tudo de bom para todos e muitas felicidades!

Mag disse...

De uma mamã emocionada a recordar com as suas palavras o nascimento das minhas meninas há 5 anos atrás, envio um beijo enorme e tudo de bom para os 4!Se precisarem, eu também sou do Porto!

Sandra C. disse...

Olá Elsa, muitos parabéns pelos teus meninos!
Agora muita força e coragem...

Beijinhos grandes
Sandra C.

Adriana Macedo disse...

Parabens!!!
:o)

Adriana disse...

Lindosssssssssssssss :)

Anónimo disse...

Elsa!!!

Parabés pelos lindos rapagões, parabéns que tudo tenha corrido óptimamente e desejo-vos as maiores felicidades do mundo ao quatro!!!

Beijinho

sara disse...

Muitos parabéns linda! Segui o teu blog mas só mesmo agora para o fim, quando vi no forum que tinham rebentado as águas fiquei super admirada, pregaram-te uma bela partida esses marotos, ainda por cima parto normal. Grande mulher!!!!
Que tudo vos corra bem...

beijinhos

marigold disse...

Muitos parabéns aos papás babados!! São dois princepezinhos lindos, umas ternurinhas os meninos :)

Beijinhos nossos
Joana e Dinis

Didi e Pepe disse...

ADOREI!!!ADOREI!!!ADOREI!!ate parece k tava a ver as cenas a cada palavra tua....fiko felix po teres fikado bem, sem dores, durante a dilataçao e o pos parto.
espero k consigam so maminhas muito em breve.
felicidades

bjk fofos
lia, didi & pepe kase kase 9m

Silvia disse...

Parabéns aos papás, os manos são lindos!
Muitas felicidades para os 4.:)

MDanielaS disse...

Muitos parabéns, são lindos lindos lindos!!! Mal posso esperar por ter o meu ao pé de mim. Beijinhos

K disse...

Parabéns novamente :)
Quanto ao parto, depois falamos pessoalmente.
Se precisares de ajuda/dicas quanto à amamentação e eu puder ajudar, estou aqui pertinho de ti! Não sou especialista, mas depois de amamentar dois filhos em exclusivo e o último durante 21 meses, acho que... não desistas!!!
Bjs para todos.

disse...

Gostei de ler a tua experiência do parto...

Imagino a vossa alegria...e desejo , mais uma vez, TUDO DE BOM para vocês...

BJ GR DA Bé e da ALICE

Ni! disse...

Muitos muitos parabéns!

Beta disse...

Bem Vindos Gonçalo e Guilherme!
Elsa, começa agora uma nova aventura, mas que te vai dar alegrias a dobrar ( e algum cansaço ).
Parabéns Mamã :) e Papá ;)

Bjs

Sara disse...

Parabéns Elsa!! E claro está Parabéns aos lindos rapazes que se portaram tão bem na hora de vir ao mundo ;) E Parabéns ao Papá! Enfim PARABÉNS aos 4 :))))

Segui com emoção a tua gravidez e principalmente o decorrer dos últimos momentos através do Facebook... Fico feliz por ti e admiro a tua coragem!! Desejo-vos tudo de bom para o vosso futuro!
Mil beijinhos aqui da Alemanha, meus e tb da minha Mãe (que se lembra de ti como uma criança e como Mãe tb viveu tudo com grande emoção!).
:****)

Claudio disse...

Muitos Parabéns aos pais
Estamos muito felizes por vocês. O Gonçalo e o Guilherme são dois bebés maravilhosos. Desejamos a maior das felicidades para todos.
Estamos ansiosos por os conhecer pessoalmente. Assim que pudermos vamos ter com vocês.
Beijinhos
Cláudio, Susana e Duarte

Dianels disse...

Olá
Já hà algum tempo que não actualizava os blogs porque o bebecas está sempre a requisitar a mamã..mas agora chego aqui e deparo-me com estes dois giraços... lindos!!!
Muitos parabéns pelos bebecas e pela tua coragem.
Beijocas